Como se Organizar Financeiramente – Domingando

Booomm dia!! 😀

Vim falar sobre uma coisa que até há alguns meses atrás atrasava muito a minha vida: a falta de controle com o dinheiro. Quando comecei a trabalhar, sempre tive um caderninho onde anotava as coisas que comprava e as coisas que queria comprar. E era incrível pq eu ganhava um salario mínimo na época, e ele rendia! Tinha tudo o que eu precisava e ainda sobrava um pouco. Lógico que quando a gente ganha mais o padrão aumenta, mas isso não é justificativa pra gastar demais e entrar em dívidas. Assim que comecei a ganhar mais, parece que tudo o que eu ganhava sumia! Sim, eu não sabia onde estava enfiando o meu salário INTEIRO. Mas sabe quando você não dá muita bola? Quando fui dar conta, eu tinha gastado o DOBRO do que eu ganhava. Pois é. Trágico. Eu tinha abandonado meu caderninho (óbvio, senão eu estaria controlada) e não sabia mais o que fazer. No desespero o que eu fiz? Peguei do meu limite. Quando vi, tava com o meu salário comprometido e com o saldo negativo. Foi virando uma bola de neve gigantesca e quando eu não tinha mais saída, falei com a minha mãe. Depois de uma bronca e conselhos, ela disse que ia me ajudar (pq a minha situação tava a ponto de empréstimo) e que eu teria q me controlar, pq caso isso acontecesse de novo, eu teria que me virar sozinha. Então ela me emprestava o dinheiro q faltava e eu ficava sem um real. Então eu resolvi fazer um post sobre isso pra dar algumas dicas pra que as pessoas não caiam nessa. Ainda mais nos dias de hoje, onde parece ser mais importante TER do que SER alguém.

Let’s go:

  • Faça uma planilha: Não precisa ser um negócio cheio de gráficos e fórmulas dificílimas. Nessa planilha que eu coloquei abaixo, você tem que colocar o quanto ganha, os gastos FIXOS mensais, os gastos mensais que não são fixos (coloque de preferência com outra cor, pra ficar bem visível) e depois soma os valores. Eu uso uma fórmula bem básica pra isso. Você soma os gastos TOTAIS do mês, pega o resultado e subtrai do seu salário. O valor restante é o que vai sobrar (ou não) do que você ganha. O ideal é ter controle e deixar sempre um pouco pra gastar durante o mês.

Imagem

  • Não tenha mais de um cartão e uma conta: Se você não tem necessidade, não crie contas e cartões de créditos em vários bancos. Isso só vai deixar você mais perdido. O ideal é se planejar e deixar as contas parceladas em apenas um dia do mês.

 Imagem

  • Anote tudo que comprar: Se você tem o problema de chegar no fim do mês e não saber onde seu dinheiro foi parar, a solução é anotar até o salgado que você compra na faculdade. Pq só assim, você vai analisar e ver o quanto gasta com coisas desnecessárias.

Imagem

  • Compre só quando PRECISAR: É complicado isso pq mulher normalmente sempre precisa de tudo, mas esse é o momento de parar e  se realpensarmente aquilo é uma coisa que você está comprando com a razão ou com a emoção. Se cada TPM você usar de desculpa e sair comprando tudo o que vê pela frente, dificilmente você terá controle um dia. Não é pq TODO MUNDO TEM que você também tem que ter. Ainda mais se você não PODE. É difícil, eu sei. O ideal é juntar o dinheiro e pagar a vista, ou pelo menos dar uma boa entrada.

Imagem

Bom, é isso que eu tinha pra passar! Ficou um pouco grande, mas vale a pena ler tudo isso. haha

Um beijo

Deixe um comentário :)

